PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Código: 9788598271507

Marca: Lamparina


Autor: Marcus Vinícius da Cunha
Editora: Lamparina
Ano: 2008
Número de páginas: 96
Categoria Principal: Psicologia e Educação

leia mais

De: R$34,00
Por: R$20,40
Economia de R$13,60

até 2x de R$10,20 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa nos paradigmas da psicologia. As ideias de Freud, consolidadas na psicanálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada corrente, o leitor é situado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, essa é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas ¿ de outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento.

Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente, no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isso é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como ¿a ciência do indivíduo¿, como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.

SUMÁRIO

Introdução 7

CAPÍTULO I Freud - psicanálise e educação 11
A teoria da personalidade 11
A origem das neuroses 13
Uma concepção de educação 14
Para que serve a psicanálise? 15
A psicoterapia psicanalítica 17
O psicoterapeuta e o professor 19
O conceito de libido 21
A teoria do desenvolvimento psicossexual 22
A situação edipiana 24
A superação do Édipo 25
Latência da libido e fase genital 27
Limites e possibilidades da psicanálise na educação 29
Concepções sociais de Freud 31
Educação e sociedade 33

CAPÍTULO II Pavlov, Watson e Skinner - comportamentalismo e educação 37
O afastamento de conceitos não-observáveis 37
Comportamento 38
Uma concepção de educação 40
A aprendizagem segundo Pavlov 41
A aprendizagem segundo Skinner 43
Características técnicas do comportamentalismo 44
Alguns esquemas de reforçamento 47
O comportamentalismo na escola 49
Comportamentalismo e tecnicismo 51
A escola e a fábrica 52
Educação e sociedade 54

CAPÍTULO III Piaget - psicologia genética e educação 57
Um problema epistemológico 57
Uma psicologia da inteligência 58
Uma concepção de educação 60
Assimilação, acomodação e equilibração 62
Biologia e ambiente 64
A teoria do desenvolvimento cognitivo 65
O universo não representado 66
Representação, linguagem e socialização 69
O universo concreto 70
A psicologia genética na escola 72
O universo formal 73
A teoria da sociabilidade 76
Egocentrismo, coação e justiça 77
A cooperação na escola 79
Dilemas construtivistas 81
Educação e sociedade 83

Para concluir, alguns exercícios 85

Leituras recomendadas 91



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento